O que dizer de um livro que diretores do naipe de Tim Burton , Martin Scorsese e Milos Forman já pensaram (só pensaram) em filmar e que Stanley Kubrick disse ser impossível de fazê-lo? Impossível, certo? Errado.
Coube a Tom Tykwer , de Corra, Lola, Corra a tarefa de traduzir o best-seller do seu compatriota alemão Patrick Süskind para as telas. O resultado é o admirável Perfume: a História de um Assassino.
A história do assassino do título é mostrada desde o início, das condições precárias e escatológicas onde nasceu e como ganhou seu dom – um olfato apuradíssimo, sua infância e adolescência miseráveis até virar um assassino em busca da fragância perfeita.
Tykwer não só provou que Kubrick estava errado ao fazer o filme, como o fez de maneira belíssima, com poesia escorrendo pelas imagens. O diretor leva-nos a sentir os aromas que os personagens estão sentindo com cenas complexas, sensuais e perfumadas.
Ponto ainda para as atuações. O quase desconhecido Ben Whishaw supera as espectativas e constrói um convincente e obcecado protagonista. Alan Rickman também muito bom e Dustin Hoffman como sempre sensacional.
Perfume: a História de um Assassino não é apenas isso, é uma história de amor, religião, morte, desejo e por vezes um humor condenável. É uma história que merece ser ouvida e vista e sentida.
Ficha técnica
Perfume, a História de um Assassino (Perfume: The Story of a Murderer, 2006)
De: Tom Tykwer
Com: Ben Whishaw, Alan Rickman e Dustin Hoffman
[site oficial] [imdb]
Deixe um comentário