Detona Ralph

Em Detona Ralph, um vilão de videogames solitário cansou de ser odiado por todos. Agora ele parte numa jornada por reconhecimento, o que pode afetar a vida da comunidade inteira de fliperamas.

Depois de a Pixar ser criticada por estar mais a cara da Disney desde Valente, podemos perceber por esta animação que o que parece estar ocorrendo é mesmo uma fusão criativa das duas empresas. Se em Valente tivemos a aproximação da clássica história de princesa, neste filme da Disney podemos perceber vários elementos clássicos da empresa de Steve Jobs. Por exemplo, o mundo dos videogames se assemelha muito ao mundo dos brinquedos em Toy Story.

Visualmente, Detona Ralph é primoroso e deixará felizes os admiradores da pixel art. Um mergulho dentro do mundo dos videogames. Passeando por estilos de jogos diferentes, como plataforma, tiro em primeira pessoa e corrida, o design e o ritmo mudam radicalmente de um universo para o outro. Mas não só isso, a viagem também é por épocas diferentes. E os personagens de jogos antigos até se movimentam numa quantidade de frames condizente com o período em que foram criados.

As referências ao meio em que está inserido criam momentos muito divertidos, principalmente para quem é ou já foi adepto dos jogos eletrônicos. Como quando para abrir um cofre um personagem executa uma sequência de comandos num controle, tal qual um cheat code. Mas há situações, como a reunião dos super vilões – super conhecidos – que, ao não adicionar elementos novos à história, acabam por parecer forçadas.

Aliás, o roteiro aqui não faz parte dos pontos fortes. É surpreendentemente bem amarrado, mesmo com o grande número de personagens, pequenas reviravoltas e até algumas informações inúteis, mas no geral não consegue fugir do lugar-comum.

Detona Ralph é esteticamente muito bonito, cheio de referências e grande atenção nos detalhes. Apesar disso, ou por causa disso, não consegue passar muito de ser um filme apenas divertido.

Leigômetro: ★★★☆☆ 

Ficha Técnica
Detona Ralph (Wreck-It Ralph, 2012)
Direção: Rich Moore
Roteiro: Phil Johnston, Jennifer Lee
Elenco: John C. Reilly, Sarah Silverman, Jack McBrayer, Jane Lynch

Comentários

2 respostas para “Detona Ralph”

  1. Ramon Querubim

    Tava na dúvida se eu assistiria esse filme ou o Hobbit…
    Eu curti O Hobbit… Muito!

  2. Ramon Querubim

    Pronto. Assisti esse filme hj e curti muito!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *