Persépolis – Animação adulta obrigatória

nota cinco

persepolis

Ao iniciar a projeção, Persépolis, parece uma simples (tanto em técnica quanto em narrativa) animação. Mas bastam cinco minutos para você mudar completamente de idéia e se ver preso na belíssima e tocante história (biográfica, diga-se de passagem) de Marjane Satrapi.

Pérsépolis, narra a jornada de amadurecimento da pequena Marjani Satrapi, da infância à fase adulta, e seu olhar em relação à política de seu país, o Irã. Aos nove anos de idade, a pequena Marji, como é chamada na infância, é apresentada a real história do Xá (não o de beber, mas o que governava o Irã Tongue out), pois tinha aprendido na escola que o mesmo havia sido escolhido por Deus.

Marji acompanha o golpe de estado que levou o Aiatolá Khomeini ao poder, transformando o Irã na República Islâmica, o que traria mais repressão e medo a população e uma sangrenta guerra contra o Iraque de Saddan Hussein. Tudo isso mostrado de uma maneira, ao mesmo tempo, crua e acessível a (quase) todas as idades.

Se por um lado, a história do país de Marjani é triste e dura, por outro, somos conduzidos ao longo da história pelos olhos da extrovertida e corajosa protagonista, o que nos leva a momentos de humor e romance. Mas se o filme nos trás esses momentos de leveza, é para que possamos suportar a dura realidade, mostrada na tela em belíssimos traços em preto e branco, até o epílogo, quando enfim, devemos parar para refletir: que mundo é esse? E ao terminar o filme, a impressão que se tem é a de que o Irã é logo alí. E a propósito: não é?

Em tempo: Pérsépolis foi a capital do Império Persa, região onde atualmente localiza-se o Irã.

  • Título original: Persépolis, FRANÇA/EUA 
  • Ano: 2007
  • Direção: VINCENT PARONNAUD, MARJANI SATRAPI
  • Elenco: VOZES ORIGINAIS DE CHIARA MASTROIANNI, CATHERINE DENEUVE, DANIELLE DARRIEUX, SIMON ABKARIAN, GABRIELLE LOPES
  • Site oficial: PERSÉPOLIS
  • imdb: http://www.imdb.com/title/tt0808417/

Aproveite e compre:
 

persepolis-thumbPersépolis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *