Chico Xavier: em time que está ganhando…

Daniel Filho pode ser considerado por muitos um diretor formulaico. Isso, talvez, graças a sua experiência com a TV, onde a necessidade de se atingir um público amplo é imperativa. Acontece que o cineasta sabe condensar as qualidades do formato novelístico num filme de “curta” duração de maneira adequada e convincente.

O roteiro, assinado por Marcos Bernstein, acompanha a vida de Chico desde sua infância – quando já se comunicava com alguns espíritos e em virtude disso era ridicularizado pelas crianças e “repreendido” pelos adultos – até sua vida adulta – quando começou a psicografar e ajudou a fundar o centro espírita Luiz Gonzaga. Nesse meio tempo, somos apresentados ao espírito André Luiz, a quem é atribuido a autoria do livro Nosso Lar.

A obra de Daniel Filho não é inovadora sob nenhum aspecto. O tema do espiritismo já foi abordado em novelas e filmar biografia de pessoas famosas que muito sofreram também já foi retratado no cinema nacional, vide Os Filhos de Francisco. Aliás, Chico Xavier possui grande semelhança com o longa de Breno Silveira. Da fotografia à direção de arte, as duas produções se assemelham bastante. Sem falar que Ângelo Antônio entrega uma bela atuação nos dois filmes. Diferente de Pedro Paulo Rangel que mais uma vez repete a mesma interpretação de todos os seus personagens, dos trejeitos à fala.

Com uma excelente caracterização de Nelson Xavier e uma direção consciente, Chico Xavier diverte e emociona sem apelar. Não é à toa que seis das dez maiores bilheterias da “retomada” têm o dedo de Daniel Filho, que, exímio conhecedor do público brasileiro, entrega mais uma obra, ainda que formulaica, eficiente em sua proposta.

Leigômetro: ★★★☆☆ 

Ficha Técnica
Chico Xavier (Chico Xavier, 2010) 
De: Daniel Filho
Com: Nelson Xavier, Ângelo Antônio, Matheus Costa, Tony Ramos, Christiane Torloni, Giulia Gam, Letícia Sabatella, Luís Melo, Pedro Paulo Rangel, Giovanna Antonelli, André Dias, Paulo Goulart, Cássia Kiss, Cássio Gabus Mendes

[site oficial] [imdb]

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *