Apenas o Fim: belíssimo começo

rating_cincoestrelas

apenas-o-fim1Foi preciso um estudante de cinema da PUC do Rio de Janeiro com uma idéia na cabeça, uma câmera (emprestada) na mão e um whisky – o mesmo foi rifado para angariar fundos para a produção do longa -, para dar (perdoem o clichê) um sopro de originalidade ao cinema brasileiro. Depois da “miséria S.A.” que havia tomado conta das produções brazukas, já era hora de algo novo e, principalmente, de extrema qualidade.

Numa de minhas incursões nerd pela internet, lí, no judão, sobre um filme que estava sendo feito por um leitor do site (caso não saiba, judão é um site bem humorado de cultura pop). Após inúmeros elogios do editor do judão, minha curiosidade começou a aumentar, até que ví o trailer e, para elevar minhas expectativas às alturas, soube que o longa ganhou o prêmio do juri popular no Festival do Rio 2008. Como acontece com quase toda produção independente brasileira, o diretor Matheus Souza quase viu seu filme ficar fadado ao circuito dos festivais. Felizmente, apesar das raríssimas salas, o longa estreou comercialmente. Depois de ver o resultado na telas, é com grande prazer que afirmo: Apenas o Fim é uma das melhores comédias romanticas que já tive a honra de assistir.

A trama, simples até a medula, mostra um rapaz (Gregório Duvivier) chegando na Universidade quando é surpreendido pela namorada (Erika Mader, da série Mandrake) dizendo que está indo embora e vai terminar o namoro. Ela então dá duas opções: podem transar até o momento da despedida, ou passear e conversar. Como trata-se de uma comédia romântica, é óbvio que ele escolhe a segunda opção (não sem antes dar uma bela resposta que mostra o tom do filme). A partir daí, acompanhamos o inusitado casal – ele, um nerd que usa óculos estilo vovô, ela, uma gata descolada e pra lá de complicada – num último papo enquanto caminham e encontram tipos excêntricos pela Universidade.

É interessante notar as influências do jovem cineasta, dos deliciosos diálogos que remetem ao mestre Woody Allen à câmera que acompanha os protagonistas pelo campus e nos lembra Gus Van Sant em seu documental Elefante. Sem falar na personagem de Erika Mader que parece uma versão lapidada da Juno de Ellen Page. Mas é na bela, mas não tão conhecida, dupla Antes do Amanhecer e Antes do Pôr do Sol que Apenas o Fim tem seu parente mais próximo. É impossível não lembrar dos longas do diretor Richard Linklater ao acompanhar a conversa do casal.

O roteiro, apesar de simples, é extremamente envolvente e repleto de referências à cultura pop. Os diálogos, cheios de frases de efeito nunca parecem forçados. Os personagens são tão reais, bem escritos e interpretados que nos identificamos com eles desde a primeira cena. Quem nunca teve um término de namoro na época da faculdade? E o pior: quem não quis reverter a trágica e irreverssível situação?

O mais surpreendente é saber que, apesar da competente direção de atores e dos eficientes enquadramentos, essa pérola é apenas a estréia do promissor cineasta de 20 anos, que também roteiriza a produção. Que mais jovens talentosos como Matheus surjam e esse seja apenas o começo de uma nova era no cinema brasileiro. Como esse review não tem o mesmo esmero que o filme, paro por aqui com apenas um pedido: ASSISTA, pois eu vou ver de novo.

Em tempo: há uma cena adicional após os créditos.

  • Título original: Apenas o Fim, BRASIL
  • Ano: 2009
  • Direção: MATHEUS SOUZA
  • Elenco: ERIKA MADER, GREGÓRIO DUVIVIER, MARCELO ADNET, NATHALIA DILL, ANNA SOPHIA FLOCH, ÁLAMO FACÓ, JULIA GORMAN
  • Site oficial: APENAS O FIM
  • imdb: http://www.imdb.com/title/tt1424746/

Saiba mais sobre a produção aqui e uma entrevista com o diretor aqui.

Comentários

2 respostas para “Apenas o Fim: belíssimo começo”

  1. ramonvidal

    Tem tambem uma entrevista com o Matheus no nerdcast: http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-163-profissao-cineasta/ foi lá que eu fiquei sabendo desse filme.
    Infelizmente aqui em campinas só passa no cine topázio que nem sei onde fica…
    Esses seus últimos Reviews estao muito bons.

  2. ramonvidal

    Bom, nao esta mais passando no Cine Topázio… onde eu arrumo esse filme pra assistir ?????????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *