A Era do Gelo 3: 3D, mas nem precisava

rating_cincoestrelas

iceage3A Dreamworks vinha alardeando que Monstros Vs Alienígenas era o primeiro filme pensado desde sua concepção para a tecnologia 3D. O resultado foi bom, mas o brasileiro Carlos Saldanha volta para a terceira aventura de Manny, Sid e cia numa animação muito mais divertida que a de Ginórmica e sua trupe. E de brinde: com a tecnologia digital 3D.

O núcleo de personagens principais já havia crescido no segundo longa com a adição de Ellie – a mamuta – e seus irmãos malucos, os gambás(?)  Eddie e Crash. Agora temos um novo integrante completamente insano e extremamente engraçado: Buck. Que parece ter sido inspirado no personagem de Marlon Brando em Apocalipse Now.

Desta vez, Manny e Ellie estão “grávidos”, enquanto Diego e Sid vão em busca de seus próprios destinos. Acontece que Sid encontra um mundo perdido repleto de dinossauros e é capturado por uma tiranossaura. É quando Diego volta para ajudar Manny e Ellie no resgate do preguiça amalucado.

Uma decisão acertada de Saldanha, foi dar mais destaque para o esquilo Scratch, que agora volta acompanhado da esquila voadora, Scratchita. As cenas envolvendo os dois são, nunca menos que hilárias. Sid continua engraçadíssimo como o “ingênuo atrapalhado” do grupo e a ansiedade do mamute Manny, que está para se tornar pai, também gera momentos bem humorados. Os irmãos de Ellie também voltaram e continuam engraçaralhos. Principalmente nas cenas em que veneram o dono do filme: Buck.

O novo personagem rouba a cena em todos os momentos que aparece. Sua maluquice psicopata é fruto de seus anos tendo que sobreviver no mundo jurássico. Ele conduz os personagens através da perigosa selva pré-histórica em busca de Sid, sempre contando suas emocionantes aventuras. As referências a filmes famosos agora são mais sutís e orgânicas, funcionando mais como homenagens. Se prestar atenção você verá, entre outros, Máquina Mortífera 4 (numa das cenas mais engraçadas: atravessando um vale com gases “mortais”), o já citado Apocalipse Now, o próprio Jurassic Park.

A tecnologia 3D é usada a favor da história e aparece de maneira orgânica, sem exagerar nas famosas cenas envolvendo coisas sendo arremessadas na tela. Elas existem, mas em momentos pontuais e necessários para a imersão na trama. Já faz tempo que animação não é mais sinônimo de “filme infantil”. A Era do Gelo 3 está mais para uma comédia, como disse uma colaboradora do Olhar Leigo,  recomendada para todas as idades de 5 a 150 anos.

  • Título original: Ice Age 3, EUA
  • Ano: 2009
  • Direção: CARLOS SALDANHA
  • Elenco: JOHN LEGUIZAMO/TADEU MELLO (SID – VOZ), DENIS LEARY/MÁRCIO GARCIA (DIEGO – VOZ), QUEEN LATIFAH/CLÁUDIA JIMENEZ (ELLIE – VOZ), RAY ROMANO/DIOGO VILELA (MANNY – VOZ), SIMON PEGG/ALEXANDRE MORENO (BUCK – VOZ), SEANN WILLIAM SCOTT (CRASH – VOZ), JOSH PECK (EDDIE – VOZ)
  • Site oficial: A ERA DO GELO 3 (Inglês)
  • imdb: http://www.imdb.com/title/tt1080016/

Em tempo: como são pouco valorizados os dubladores no Brasil. Não consegui descobrir quem dubla os irmãos de Ellie. Só divulgam os dubladores dos protagonistas porque são atores famosos.

Comentários

2 respostas para “A Era do Gelo 3: 3D, mas nem precisava”

  1. Rafael Cruz

    Simplesmente uma animação perfeita. Ri do começo ao fim. E o Buck então, consegue ser um rival a altura do Scrat nas tiradas cômicas. Diria até que ele superou o esquilo azarado dessa vez.

  2. ramonne

    ammeeeeeeeeeiiiiiiiiiii esse filme e mto legal uma comedia fantastica!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *