Ó Paí ó: cinema baiano tipo exportação

ó paí ó

O novo filme da diretora Monique Gardenberg pode ser descrito como uma comédia rasgada que adquire tons tragicômicos com o desenrolar da trama. “Ó Paí ó” narra a história de várias pessoas em um dia de carnaval no pelourinho (bairro famoso de Salvador) que moram no mesmo cortiço e se vêem sem água, pois a dona do local – uma evangélica que odeia o carnaval – quer acabar com a festa de todos.

Baseado em uma peça do Bando de Teatro Olodum, o filme tem participação de Lázaro Ramos (Meu Tio Matou um Cara), Wagner Moura (Deus é Brasileiro), Dira Paes (), Emanuelle Araújo e Stênio Garcia (), mas conta com um elenco pouco conhecido nacionalmente, porém afiadíssimo, com destaque para Luciana Souza que interpreta a dona do cortiço, uma evangélica radical mãe de dois filhos (irônicamente chamados de Cosme e Damião) encapetados que a enganam o tempo todo.

Wagner Moura está hilário como o personagem “boca”, um malandro marrento que vive de birra com Roque, personagem de Lázaro Ramos, muito a vontade no papel, mas prejudicado por precisar cantar em diversas cenas e pelo visto esse não é o seu forte. A edição de som saiu um pouco do tom – em diversos momentos percebe-se que o áudio foi inserido na pós-produção e os atores parecem estar dublando – mas não comprometeu o todo.

A produção vai agradar em cheio os baianos que poderão se deliciar com os diálogos recheados com o linguajar local – responsável pela maior parte das cenas de risos – dito sem estereótipos, pois “Ó paí ó” é um filme baiano feito por baianos, como o interessante Cidade Baixa. Mas o público dos outros estados também poderá conhecer os costumes de um povo cheio de misticismos, humor e ginga; além de apreciar uma história que traz elementos universais como a intolerância religiosa, traição, homossexualismo e racismo. Enfim, “Ó Paí ó” é um filme que faz rir, mas também faz pensar.

 

  • Título original: Ó Paí Ó, BRASIL nota 4
  • Ano: 2007
  • Direção: MONIQUE GARDENBERG
  • Elenco: LÁZARO RAMOS, WAGNER MOURA, DIRA PAES, EMANUELLE ARAÚJO, STÊNIO GARCIA, LUCIANA SOUZA
  • Site oficial: Ó Paí ó
  • imdb: http://www.imdb.com/title/tt0895777/

Aproveite e compre: Deus é Brasileiro, Madãme Satã, Meu Tio Matou um Cara, O Homem que Copiava

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *