Alma Perdida: vade retro

rating_umaestrela

the-unborn1David Goyer parecia um cara talentoso quando tinha seu nome associado a Batman Begins e ao primoroso Cavaleiro das Trevas. No entanto, seu novo trabalho prova que o sucesso da nova fase do Homem Morcego deve-se mais ao diretor/roteirista Christopher Nolan do que a sua participação.

Alma Perdida mostra uma mulher (Odette Yustman do divertido Cloverfield) que tem visões de um garoto fantasma (dá-lhe clichê) informando sobre um tal de Jumby que tá doido pra nascer – o título original é The Unborn, traduzindo ao pé da letra, O Não Nascido. A assustada protagonista resolve investigar o que está acontecendo e quanto mais sua pesquisa se aprofunda mais sem nexo e mais confuso o filme fica.

Todos os clichês do gênero se encontram presente: o já citado moleque fantasma, a protagonista que vê coisas e todos acham que está louca e o bom e velho livro de biblioteca com todas as respostas para o mistério. Alie a isso uma fraca direção de elenco e personagens superficiais jogados na trama sem nenhum acréscimo ao desenvolvimento da história e você terá uma idéia do que esperar. A interpretação é tão fraca que nunca nos importamos com o que irá acontecer aos chatos e perdidos “heróis”.

O “roteiro” (entre aspas mesmo) apresenta momentos risíveis como o da protagonista pedindo ao personagem de Gary Oldman – em um baixo dos seus altos e baixos – para traduzir um livro maior que a bíblia que poderá ajudá-la com o mistério, pois o mesmo está, como sempre, em uma dessas línguas antigas. Ou quando o tal livro é despedaçado numa ventania maligna e a protagonista colhe 2 ou 3 folhas e foge. Será que as outras 2.536 páginas não eram importantes?

O nome “brasileiro” do filme deveria ser uma tradução quase literal do título original: algo como O Que Não Deveria ter Nascido, pois o filme é tão fraco que não deveria sair do papel. No final das contas, Alma Perdida fica a do espectador ao final da projeção. Conselho do Olhar Leigo: passe longe!!!

  • Título original: The Unborn, EUA
  • Ano: 2009
  • Direção: DAVID GOYER
  • Elenco: ODETTE YUSTMAN, MEAGAN GOOD, CAM GIGANDET, JANE ALEXANDER, ATTICUS SHAFFER, GARY OLDMAN, IDRIS ELBA, CARLA GUGINO
  • imdb: http://www.imdb.com/title/tt1139668/

Comentários

2 respostas para “Alma Perdida: vade retro”

  1. Calleo

    que boom… seguirei seu conselho com maior prazer

  2. Bruno Zé

    Se você fosse meu inimigo eu ia dizer que era brincadeira. Que podia assistir o filme tranquilo, mas como não é o caso. hehehehehe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *