Obrigado Por Fumar: argumentando-se bem, que mal tem?

Obrigado por Fumar

“Essa é a beleza da argumentação. Se argumentar bem, nunca estará errado.” Com essa frase Nick Naylor (Aaron Eckhart) resume o mote de Obrigado Por Fumar, filme escrito e dirigido pelo estreante em longas de ficção Jason Reitman.

Naylor é o porta-voz das grandes indústrias do tabaco e seu talento é (como ele próprio diz) falar. Usando sempre argumentos que deixam seus “oponentes” sem respostas – e em alguns momentos até constrangidos – Naylor inverte o ditado popular “contra fatos não há argumentos” e apresenta o universo de seu trabalho para seu filho. Essa experiência faz com que ele reveja suas prioridades e sinta um pouco do seu próprio veneno. 

O elenco de apoio faz bonito com J.K. Simmons (Homem Aranha 3) na pele de um chefe chato que sempre leva toda a fama e Cameron Bright (No Rastro da Bala) representando um garoto introspectivo e aparentemente afetado pela separação dos pais que com o desenrolar do filme vai se espelhando no pai e aprendendo a arte da argumentação. Maria Bello (The Cooler – Quebrando a Banca) deixa sua sensualidade de lado e encarna com vigor uma “dama de ferro” que representa as empresas de álcool e está sempre se encontrando com Nick no happy hour. A única ressalva é a Katie Homes (Batman Begins) sempre sem sal (não que ela esteja mal, mas não acompanha o restante do elenco), porém sem comprometer o resultado final.

Mas é Eckhart (Dália Negra) quem dá um show transpirando confiança na pele do protagonista. Usando de todas as artimanhas possíveis (a cena em que convence o “ex-garoto propaganda” da Marlboro é primorosa), Naylor é pago para ser odiado e manipular a população. E ele é bom nisso!
Com um roteiro bem amarrado, diálogos inteligentes e uma direção segura, “Obrigado Por Fumar” critica o capitalismo americano sem cair na armadilha de apresentar uma mensagem açucarada no final da projeção.

 

  • Título original: THANK YOU FOR SMOKING, EUA
  • Ano: 2005
  • Direção: JASON REITMAN
  • Elenco: AARON ECKHART, MARIA BELLO, CAMERON BRIGHT, J.K. SIMMONS, WILLIAM H. MACY, ROB LOWE, ROBERT DUVALL
  • Site oficial: fox searchlight
  • Imdb: http://www.imdb.com/title/tt0427944/

Aproveite e Compre: Batman Begins, Obrigado Por Fumar


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *