Frost/Nixon: Ron Howard se redime

rating_cincoestrelas

frost-nixonRon Howard consegue se redimir do fraquíssimo (pra pegar leve) O Código Da Vinci num thriller político eletrizante marcado pela intensa interpretação de Frank Langella.

Baseado numa série de entrevistas que o ex-presidente Richard Nixon (Frank Langella, merecidamente indicado ao Oscar de melhor ator) concedeu ao apresentador britânico David Frost (Michael Sheen), na qual assumiu a culpa pelo escândalo de Watergate, Frost/Nixon adota um estilo que mistura documentário (as cenas com depoimentos são muito boa e ajudam na imersão do público) e ficção de maneira não menos que brilhante.

Frost (que teve sua interpretação ofuscada pelo trabalho de Langella) – uma versão mais jovem e playboy do nosso Silvio Santos – é um apresentador de auditório que resolve fazer uma entrevista com o ex-presidente Nixon. Como seu ofício é de entretenimento e não jornalístico, ele não consegue convencer os canais a financiarem seu projeto mais “sério” e resolve, com a ajuda de seu produtor (Matthew Macfadyen) e mais dois colaboradores (interpretados por dois atores dos quais gosto muito: Oliver Platt e, principalmente, Sam Rockwell), bancar a entrevista.

E é nas entrevistas que temos o ponto alto do filme. Entrevistado e entrevistador disputam, como o assessor de Nixon (interpretado por Kevin Bacon) ilustra, uma metafórica luta de boxe. O ex-presidente vai jabeando e usando o inexperiente Frost para limpar sua imagem junto a população americana, enquanto Frost tenta encaixar um cruzado que leve Nixon a nocaute. Vamos então acompanhando cada pergunta e compartilhando a angústia dos parceiros de Frost.

Mesmo sabendo o final da história (afinal de contas, o longa é baseado em fatos verídicos), Ron Howard consegue, com a ajuda do entrosado elenco, criar um clima de tensão crescente que nos prende por todo o embate.

  • Título original: Frost/Nixon, INGLATERRA/EUA/FRANÇA
  • Ano: 2008
  • Direção: RON HOWARD
  • Elenco: FRANK LANGELLA, MICHAEL SHEEN, SAM ROCKWELL, OLIVER PLATT, REBECCA HALL, MATTHEW MACFADYEN
  • Site oficial: FROST/NIXON
  • imdb: http://www.imdb.com/title/tt0870111/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *