Quem Quer Ser Um Milionário?: espiral de violência romântico

rating_cincoestrelas

Responde ou passa?

O mais novo trabalho do britânico Danny Boyle (Extermínio), Quem Quer Ser Um Milionário?, tem plenas condições (leia-se, qualidades) para desbancar o badalado O Curioso Caso de Benjamin Button, na corrida pelo prêmio de melhor filme no Oscar 2009. No entanto, apesar de já ter conseguido o feito no Globo de Ouro, premiação que serve como aquecimento para o Oscar, é pouco provável que isso ocorra, pois Boyle foi ousado o suficiente para usar um elenco totalmente desconhecido (apesar de muito talentoso), além de uma pobre e violenta Índia como pano de fundo para sua eletrizante história de amor.

A trama é baseada na história real de um pobre garoto que venceu a versão indiana do programa “Quem Quer Ser Um Milionário?”. Acontece que Jamal (o garoto em questão, interpretado de maneira extremamente carismática pelo novato Dev Patel) é acusado de fraude e levado pela polícia local para confessar o suposto crime. Mergulhamos então na conturbada vida do protagonista, seu irmão e uma garotinha que marcara sua vida até os dias atuais.

A edição é impecável e prende o espectador desde o primeiro instante, quando alterna entre o auditório do programa, onde Jamal está prestes a vencer o show, e uma sala da polícia na qual o protagonista é torturado. A partir daí ficamos cada vez mais interessados em como o garoto respondeu todas as perguntas do programa. E a forma como o roteiro vai amarrando todas as respostas é digna de nota.

Não bastasse o instigante roteiro, a bela edição e a direção frenética (a câmera na mão é uma arma constante a favor do cineasta), talvez o resultado não fosse satisfatório se o diretor não contasse com um elenco competente. Os nove atores que compõem o núcleo central da trama (são três atores para cada personagem) são deveras (sempre quis usar essa palavra) carismáticos (destaque para Patel), e isso faz com que nos importemos com o destino de cada um deles.

Sem um Brad Pitt do elenco, mostrando a miséria indiana com uma certa dose de violência, acredito que Quem Quer Ser Um Milionário? deverá se contentar com a “simples” indicação ao Oscar da categoria principal. Ou será que os pudicos do júri vão calar a minha boca? Torço por isso!

PS: Esqueci de citar, mas a empolgante trilha sonora também merece nota.

, , , , , , , , ,

Sem comentários.

Deixe uma resposta