Trovão Tropical – Deliciosamente divertido

rating_cincoestrelas

Trovão Tropical

Com exceção de Superbad – É Hoje, já fazia um bom tempo que não se via uma comédia de qualidade produzida na terra do Tio Sam. Foi preciso Ben Stiller (Zoolander) usar toda sua influencia para reunir um elenco estrelado (Tom Cruise impagável, Robert Downey Jr. mostrando excelente timing para comédia e Jack Black totalmente à vontade) numa tremenda zoação com os filmes de guerra e a própria Hollywood (a explicação para o fato de Sean Penn não ter levado o Oscar por Uma Lição de Amor é hilária).

Trovão Tropical mostra um inexperiente diretor tentando adaptar para as telas o livro Trovão Tropical (entendeu o porquê do título?). Acontece que o cineasta não consegue controlar o ego dos astros e o filme acaba estourando o orçamento. Como se não bastasse seu elenco mimado, ele ainda tem que suportar a pressão do explosivo produtor (Cruise irreconhecivelmente engraçado). Para salvar a produção o maluco resolve colocar os atores numa situação de guerra real. O problema é que a situação sai de controle e as estrelas do cinema vão ter que se virar para sobreviver no meio da selva enquanto foge de traficantes de heroína.

Stiller usa e abusa de metalinguagem neste que é, sem dúvida, o seu melhor trabalho até o momento. Ao fazer invés de se render ao humor fácil e usar a já desgastada colagem de cenas de filmes famosos, adaptadas para comédia com piadas escatalógicas (e confesso que eu temia isso), o ator/diretor/roteirista, optou inteligentemente por um filme com uma história, contendo início, meio e fim, fazendo apenas referências aos clichês do gênero (frases como “eu não sinto a minha perna” povoam o longa), como no bom e velho Corra Que a Polícia Vem Aí.

Se o humor escrachado e, as vezes, até ácido (isso mesmo) já valeriam o ingresso, Stiller ainda consegue impregnar o filme com boas cenas de aventura e ação. Sem contar a química perfeita entre os atores que, certamente, se divertiram bastante nas filmagens. Alguns vão dizer que Trovão Tropical é uma bobagem. Pode até ser, mas uma bobagem deliciosamente divertida.

, , , ,

Sem comentários.

Deixe uma resposta