Zona Verde: Jason Bourne vai à guerra


green_zone

Depois do frenético A Supermacia Bourne e do eletrizante O Ultimato Bourne, Matt Damon e Paul Greengrass retomam a parceria num longa que mantém o nível das produções citadas.

Com roteiro de Brian Helgeland (Los Angeles – Cidade Proibida), baseado no livro A Vida Imperial na Cidade Esmeralda de Rajiv Chandrasekaran, Zona Verde é tenso, diverte e tem o mérito extra de criticar um fato polêmico da atualidade: a busca dos EUA por armas de destruição em massa em território iraquiano.

A trama acompanha o Sargento Miller (Damon), líder da equipe responsável por localizar as tais armas. O problema é que, tal qual na vida real, as armas nunca são encontradas e o soldado começa a questionar a fonte das falsas coordenadas. Aos poucos, Miller mergulha numa trama conspiratória envolvendo o alto escalão da CIA e do exército para descobrir os reais motivos que levaram o Tio Sam a entrar em guerra com o Iraque.

Aos que estavam com saudade do espião desmemoriado, Matt Damon (provavelmente numa escolha do próprio diretor) praticamente volta a interpretar Jason Bourne. Mesmo sem saber exatamente em que está se envolvendo, Miller parece estar sempre preparado para sair de qualquer situação com frieza e raciocínio rápido.

O diretor volta a usar a câmera nervosa na mão o que dá um tom de urgência e realidade à película. Basicamente o mesmo estilo utilizado nos longas do espião. Talvez para diferenciar um pouco da trilogia Bourne, sai a luta plástica e entra um pouco mais da luta de rua usada por Daniel Craig no excelente Cassino Royale.

Divertindo e fazendo uma crítica contundente às manobras do governo Bush (que aparece em um dado momento do filme) Zona Verde é, como diria o talentoso Fernando Meireles, um filme de “entretenimento inteligente“.

, , , , , , , ,

2 Respostas para Zona Verde: Jason Bourne vai à guerra

  1. Ramon Querubim 04/08/2010 às 11:15 #

    “entretenimento inteligente“, é? Hum… Fiquei curioso. Quero deixar aqui, minhas felicitações por ver o O.L sendo atualizado. Gosto muito desse site. Vou assitir Zona Verda, mas quero ver o Sargento Miller sem confundí-lo com o Bourne (ainda que eu goste do personagem e ambos sejam interpretados pelo mesmo ator).
    “entretenimento inteligente“… Gostei da frase, gostei muito. Creio que não vou me decepcionar…
    Abração Zé!!!

  2. DP 04/08/2010 às 15:53 #

    Olá, Ramon! Estamos voltando sim. Aos pouquinhos, mas estamos. Muito bom ver você por aqui também que sempre tá nos prestigiando. Obrigado e um abraço!

Deixe uma resposta