A Dreamworks vinha alardeando que Monstros Vs Alienígenas era o primeiro filme pensado desde sua concepção para a tecnologia 3D. O resultado foi bom, mas o brasileiro Carlos Saldanha volta para a terceira aventura de Manny, Sid e cia numa animação muito mais divertida que a de Ginórmica e sua trupe. E de brinde: com a tecnologia digital 3D.
O núcleo de personagens principais já havia crescido no segundo longa com a adição de Ellie – a mamuta – e seus irmãos malucos, os gambás(?) Eddie e Crash. Agora temos um novo integrante completamente insano e extremamente engraçado: Buck. Que parece ter sido inspirado no personagem de Marlon Brando em Apocalipse Now.
Desta vez, Manny e Ellie estão “grávidos”, enquanto Diego e Sid vão em busca de seus próprios destinos. Acontece que Sid encontra um mundo perdido repleto de dinossauros e é capturado por uma tiranossaura. É quando Diego volta para ajudar Manny e Ellie no resgate do preguiça amalucado.
Uma decisão acertada de Saldanha, foi dar mais destaque para o esquilo Scratch, que agora volta acompanhado da esquila voadora, Scratchita. As cenas envolvendo os dois são, nunca menos que hilárias. Sid continua engraçadíssimo como o “ingênuo atrapalhado” do grupo e a ansiedade do mamute Manny, que está para se tornar pai, também gera momentos bem humorados. Os irmãos de Ellie também voltaram e continuam engraçaralhos. Principalmente nas cenas em que veneram o dono do filme: Buck.
O novo personagem rouba a cena em todos os momentos que aparece. Sua maluquice psicopata é fruto de seus anos tendo que sobreviver no mundo jurássico. Ele conduz os personagens através da perigosa selva pré-histórica em busca de Sid, sempre contando suas emocionantes aventuras. As referências a filmes famosos agora são mais sutís e orgânicas, funcionando mais como homenagens. Se prestar atenção você verá, entre outros, Máquina Mortífera 4 (numa das cenas mais engraçadas: atravessando um vale com gases “mortais”), o já citado Apocalipse Now, o próprio Jurassic Park.
A tecnologia 3D é usada a favor da história e aparece de maneira orgânica, sem exagerar nas famosas cenas envolvendo coisas sendo arremessadas na tela. Elas existem, mas em momentos pontuais e necessários para a imersão na trama. Já faz tempo que animação não é mais sinônimo de “filme infantil”. A Era do Gelo 3 está mais para uma comédia, como disse uma colaboradora do Olhar Leigo, recomendada para todas as idades de 5 a 150 anos.
- Título original: Ice Age 3, EUA
- Ano: 2009
- Direção: CARLOS SALDANHA
- Elenco: JOHN LEGUIZAMO/TADEU MELLO (SID – VOZ), DENIS LEARY/MÁRCIO GARCIA (DIEGO – VOZ), QUEEN LATIFAH/CLÁUDIA JIMENEZ (ELLIE – VOZ), RAY ROMANO/DIOGO VILELA (MANNY – VOZ), SIMON PEGG/ALEXANDRE MORENO (BUCK – VOZ), SEANN WILLIAM SCOTT (CRASH – VOZ), JOSH PECK (EDDIE – VOZ)
- Site oficial: A ERA DO GELO 3 (Inglês)
- imdb: http://www.imdb.com/title/tt1080016/
Em tempo: como são pouco valorizados os dubladores no Brasil. Não consegui descobrir quem dubla os irmãos de Ellie. Só divulgam os dubladores dos protagonistas porque são atores famosos.
Simplesmente uma animação perfeita. Ri do começo ao fim. E o Buck então, consegue ser um rival a altura do Scrat nas tiradas cômicas. Diria até que ele superou o esquilo azarado dessa vez.
ammeeeeeeeeeiiiiiiiiiii esse filme e mto legal uma comedia fantastica!!!!!!!!!!!!!!!