O Menino de Pijama Listrado: nazismo por outros olhos

rating_quatroestrelas

garoto-pijama1Com uma tonelada de longas retratando os campos de concentração pelos olhos dos judeus ou dos soldados nazistas, uma produção que traga uma visão diferente é sempre bem vinda. Mas de nada adianta inovar se não houver uma boa história a ser contada. Felizmente, esse não é o caso de O Menino de Pijama Listrado.

A novidade proposta pelo diretor Mark Herman reside no fato de contar a história pelos olhos do inocente Bruno (Asa Butterfield), garoto de 8 anos com uma triste particularidade: é filho de um recém promovido oficial nazista. Como agravante, a promoção do pai de Bruno faz com que toda a família mude-se para uma casa fora de Berlim cujo quintal dá para um campo de concentração. Inicialmente, o garoto precisará se adaptar ao isolamento e a falta de crianças de sua idade. Sem ter com quem brincar, Bruno começa a explorar o terreno e encontra uma “fazenda” onde as pessoas estranhamente usam pijamas o dia inteiro. A partir daí vamos acompanhando as horríveis descobertas que o ingênuo protagonista faz enquanto se acostuma com seu novo lar.

O ponto de vista infantil é percebido em vários aspectos da projeção. Desde o tratamento dado aos coadjuvantes – Vera Farmiga (No Rastro da Bala), David Thewlis (Harry Potter e a Ordem da Fênix), Richard Johnson e Sheila Hancock são apresentados pelo grau de parentesco com o garoto e não através de seus nomes – até o cruel descaso com a prisão de vários judeus logo nos créditos iniciais. Herman mostra talento na direção do elenco infantil e faz com que acreditemos na inocência do personagem principal em diversos momentos, enquanto nos apresenta um contraponto na pele da irmã mais velha Gretel (Amber Beattie), que aos poucos é seduzida pelo nazismo fanático.

Não bastasse o belo trabalho realizado pelo núcleo infantil, temos a bela Vera Farmiga na pele da mãe protetora, que lentamente transforma-se ao perceber a real implicação do trabalho de seu marido, e David Thewlis como o pai dividido entre seu dever/crença e o bem estar de sua família.

Mesmo com o final um tanto previsível, O Menino de Pijama Listrado emociona e choca na medida certa sem ser piegas num longa que mostra um lado inusitado do nazismo: a família.

  • Título original: The Boy in the Striped Pajamas, EUA
  • Ano: 2008
  • Direção: MARK HERMAN
  • Elenco: ASA BUTTERFIELD, ZAC MATTOON O’BRIEN, DOMONKOS NÉMETH, HENRY KINGSMILL, VERA FARMIGA, CARA HORGAN, ZSUZSA HOLL, AMBER BEATTIE, LÁSZLÓ ÁRON, DAVID THEWLIS, RICHARD JOHNSON, SHEILA HANCOCK
  • Site oficial: THE BOY IN THE STRIPED PAJAMAS (Inglês)
  • imdb: http://www.imdb.com/title/tt0914798/

Comentários

2 respostas para “O Menino de Pijama Listrado: nazismo por outros olhos”

  1. Eu já assistir , muito emocionante ,.

  2. gosteiii muiiito da história o menino do pijama listradooooo,um filme muiito emocionante……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *