Presságio

Quatro estrelas
PresságioPresságio é um daqueles filmes “ame-o ou deixe-o”. E este review está do lado dos apaixonados.

Neste filme, em 1959 uma turma de uma escola primária faz uma cápsula do tempo, um dispositivo com cartas para serem abertas no futuro. Cinquenta anos depois, uma das mensagens mais intrigantes, um papel repleto de números, vai parar nas mãos do cético pai de um dos alunos. Mais tarde, este pai viria a descobrir que aqueles números conseguem prever desastres.

Falar sobre este filme de Alex Proyas, que também dirigiu O Corvo, é extremamente difícil. Qualquer deslize e posso revelar alguns detalhes que podem estragar alguma das muitas surpresas do filme. Então prometo ser bastante prudente.

Confesso que quando vi o trailer pensei “lá vai o Nicolas Cage aprontar mais uma”. E, no início, o filme realmente dá a impressão que vai ser mais um daqueles thrillers de terror batidos que vemos por aí. Mas Presságio é mais que isso. Este longa de ficção científica (repito, ficção científica) trilha caminhos que normalmente são ousados demais para a maioria das pessoas. Mas se o espectador estiver com seu modo “pré-conceito” desativado, pode aproveitar uma visão diferente do que estamos acostumados de um certo tema.

Além de contar com uma história muito interessante, diferente e intrigante, até, conferimos também cenas de ação muito interessantes. Ponto para um sensacional acidente de avião que ocorre em certo momento. Em termos de atuações, nada a ser destacado. Nicolas Cage, apesar de todo o seu potencial, é, mais uma vez, apenas regular. Mas consegue levar bem o filme, sem maiores problemas. As crianças também não dão show de interpretação, mas não comprometem.

Trocando em miúdos: Presságio está recomendado. Não é direto, simples. É para pensar, analisar, “por que aconteceu isso?”, “aquilo é mesmo possível?”. O filme acaba bem depois que os créditos terminam, na ida pra casa, na conversa com os amigos. Mas não vá cheio de expectativa para o cinema, pode estragar. Faça um exercício: antes de entrar na sessão recapitule todos os detalhes dos últimos sucessos do Nicolas Cage, como O Livro do Tesouros e Motoqueiro Fantasma.

Ficha Técnica:
Presságio (Knowing, 2009)
De: Alex Proyas.
Com: Nicolas Cage, Chandler Canterbury, Rose Byrne.
[site oficial] [imdb]

3 comentários sobre “Presságio

  1. Que droga eu estava esperando assistir esse filme em DVD. Agora tenho que correr pro cinema antes que saia de cartaz. Damn you, DP!!!

  2. Pelo visto, o review acertou em pelo menos uma coisa: é ame-o ou odeie-o. hehehehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *