Volver: Almodóvar brilhante como sempre

rating_cincoestrelas

volver3Pedro Almodóvar (Tudo Sobre Minha Mãe) é um daqueles cineastas que ignorei na minha fase Van Damme. Mas desde que comecei a admirar seu trabalho, não paro de me surpreender com os longas do diretor: é uma obra prima atrás da outra. E Volver é mais uma dessas pérolas cinematográficas.

Depois do tocante Fale com Ela e do forte Má Educação, Almodóvar volta ao universo feminino com essa história sobre mulheres fortes e independentes. Penélope Cruz (Vicky Cristina Barcelona) está impecável, como sempre (pelo menos quando atua em espanhol), na pele da bela Raimunda, uma mulher batalhadora que se vê tendo que se livrar do corpo de seu marido para proteger sua filha Paula (Yohana Cobo), que o matou quando ia ser violentada pelo mesmo. Enquanto isso, Sole (Lola Dueñas) passa a ter visões de sua mãe Irene (Carmem Maura) que voltou ao mundo dos vivos para resolver umas pendências.

Apesar dos temas aparentemente complexos, Almodóvar é um dos poucos cineastas com a capacidade de alinhavar várias histórias – aparentemente desconexas – passeando entre o drama, o humor negro e a comédia nonsense. Não bastasse o roteiro genial, o longa ainda conta com uma direção impecável de elenco. Além de Cruz no papel de uma mulher que toma as rédeas de sua vida fazendo o que for preciso para proteger sua família, temos Carmem Maura (Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos) como Irene, a mãe fantasma que guarda muitas surpresas, e a simpática e insegura Sole numa carismática interpretação de Dueñas.

Volver é um autêntico Almodóvar, da bela fotografia com cores berrantes (em particular o vermelho), à trama envolvendo o peculiar universo feminino, sem deixar de lado a deliciosa mistura de drama e humor. Em outras palavras: imperdível.

  • Título original: Volver, ESPANHA
  • Ano: 2006
  • Direção: PEDRO ALMODÓVAR
  • Elenco: PENÉLOPE CRUZ, CARMEN MAURA, LOLA DUEÑAS, BLANCA PORTILLO, YOHANA COBO, CHUS LAMPREAVE, ANTONIO DE LA TORRE
  • Site oficial: VOLVER (espanhol)
  • imdb: http://www.imdb.com/title/tt0441909/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *