Sim Senhor!: pipoca garantida

rating_tresestrelas

yesmanMuitos dizem não gostar de Jim Carrey (As Loucuras de Dick e Jane) quando ele usa as caretas que o tornaram famoso, mas particularmente sempre gostei desse humor físico que me lembrava o gênio Jerry Lewis. Em Sim Senhor!, Carrey volta a usar um pouco de suas caretas numa comédia não tão física, mas que traz de volta um pouco do “artifício facial”.

Não que isso seja bom ou ruim, mas serve de aviso aos que não gostam dessa característica Carreyana. A premissa é bem parecida com a de, na minha opinião, uma das melhores comédias do ator: O Mentiroso. Carl Allen (Carrey) é o funcionário de um banco, cuja função é aprovar (ou não) empréstimos para os clientes. Só que Carl é um “Homem Não”. Nunca aceita nada, nunca aprova um empréstimo, não vai a nenhuma reunião de amigos…, mas por um acaso do destino, encontra um antigo amigo que participa de um grupo (mais parece uma seita de fanáticos) que diz sim a tudo para aproveitar o que de melhor a vida tem para oferecer.

Óbvio que Carl começa a adotar os “ensinamentos”, torna-se um “Homem Sim” (o título original é Yes Man), se mete em inúmeras situações divertidas e passa a realmente viver melhor (mesmo que isso custe dinheiro e um pouco de dor). Conhece inclusive a excentrica Allisson (a bela e estranha Zooey Deschanel do fraco Fim dos Tempos) por quem passa a se interessar.

O filme não chega a ter momentos hilários como a cena da caneta em O Mentiroso, mas dá para soltar boas risadas em vários momentos. Carrey usa de sua “plástica facial”, mas sem os exageros de O Máscara. Em outras palavras, Sim Senhor! não é um clássico do cinema, apenas uma comédia romântica com uma óbvia mensagem/lição-de-vida e Jim Carrey mostrando que ainda sabe fazer rir. Pode não ser muito, mas vale a pipoca.

  • Título original: Yes Man, EUA
  • Ano: 2008 (EUA), 2009 (BRASIL)
  • Direção: PEYTON REED
  • Elenco: JIM CARREY, ZOOEY DESCHANEL, BRADLEY COOPER, JOHN MICHAEL HIGGINS, RHYS DARBY, DANNY MASTERSON, FIONNULA FLANAGAN, TERENCE STAMP
  • imdb: http://www.imdb.com/title/tt1068680/
  • Site Oficial: SIM SENHOR! (Inglês)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *