Gran Torino: Eastwood na média

rating_quatroestrelas1

gran-torino2aO cineasta Clint Eastwood (A Troca) tem se mostrado mais talentoso que sua versão ator e, mesmo não alcançando o nível de sua, até então, obra prima Sobre Meninos e Lobos, o diretor não consegue fazer fazer um filme ruim. Gran Torino é a prova desta tese.

A história não tem nada de inovadora. Segue a boa e velha fórmula mestre/aprendiz de tantos outros classicos. O próprio diretor havia utilizado-a no tocante Menina de Ouro. Clint é Walt Kovalski, veterano de guerra que mora num bairro americano tomado por imigrantes orientais. Um desses imigrantes, o jovem Thao (Bee Vang, fraco), para fazer parte de uma gangue precisa, como ritual de iniciação, roubar o possante Gran Torino (daí o título, dah) do ranzinza Kowalski.

É óbvio que o rabugento não gosta nem um pouco da idéia, mas acaba “perdoando” o ato e a partir de então o garoto precisa prestar serviços ao velho ranzinza. Realmente é um mote clichê, mas filmado de uma maneira tão envolvente e cativante que acabamos por nem notar. Eastwood mostra que mesmo uma história boba, pode resultar num belo filme desde que a mesma seja bem contada e com belos enquadramentos.

Isso aliado ao personagem mais famoso de Clint, Dirty Harry. Calma, eu sei que o personagem aqui se chama Walt Kowalski, mas é impossível não compará-lo ou casca grossa Harry. Sempre surgindo imponente e assustador, o velho Kowalski mete medo até usando o dedo como arma.

Com alguns tropeços como o fraco elenco (além do citado Bee Vang, o ator que faz o jovem padre, também não convence) e uma perdoável dose de clichês – a “boa” e velha tosse já está pra lá de batida -, Gran Torino não tem a mesma relevância de um Sobre Meninos e Lobos ou de um Menina de Ouro, mas tal qual A Troca mantém-se na média de um “filme Eastwood“. O que não é pouca coisa. Que Hollywood produza mais filmes medianos como esse.

  • Título original: Gran Torino, EUA
  • Ano: 2009
  • Direção: CLINT EASTWOOD
  • Elenco: CLINT EASTWOOD, CHRISTOPHER CARLEY, BEE VANG, AHNEY HER, BRIAN HALEY, GERALDINE HUGHES
  • Site oficial: GRAN TORINO
  • imdb: http://www.imdb.com/title/tt1205489/

Comentários

Uma resposta para “Gran Torino: Eastwood na média”

  1. Acho que este foi um dos melhores, mais bem feitos e mais incriveis filmes que já assisti. Clint Eastwood me surpreendeu de tal forma que fiquei sem palavras. O que tinha pra falar sobre o filme, coloquei aqui http://kuvasblergh.blogspot.com/2009/04/capitao-nascimento-e-legal-mas-eu.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *